terça-feira, 5 de outubro de 2010
SERGE JURASUNAS: METABOLIC MEDECINE
SERGE JURASUNAS: METABOLIC MEDECINE
Verdadeiro tratado de cura pela alimentação, o livro de Serge Jurasunas é, em Portugal, o mais ilustre representante desta moderna corrente da medicina internacionalmente conhecida por «metabolic medecine».
Na contra-capa do livro pode ler-se:
"Conhecer os mecanismos que provocam as doenças, conhecer os riscos que corremos e evitá-los antes dos primeiros sintomas tornou-se já uma realidade",
Esta obra propõe uma revisão revolucionária da saúde, que passa pelo estudo dos novos métodos de defesa do organismo, estudo dos alimentos e erros alimentares, estudo dos mecanismos oxidativos e radicais livres, estudo do terreno pessoal do indivíduo e das predisposições genéticas de cada um para determinadas doenças. Paralelamente o autor dá uma visão de novos métodos alternativos de doença e "check up", alguns deles revolucionários e capazes de dar informações sobre o nosso organismo, muitas vezes indetectáveis pelos meios mais sofisticados e que podem ajudar-nos a modificar factores de predisposição.
Apoiando-se nos seus estudos e experiências, Serge Jurasunas
apresenta-nos as correntes naturais da actualidade, que poderão ajudar-nos a melhor defender a nossa saúde:
- Como evitar a doença?
- Como modificar o seu modo de vida para se defender de doenças degenerativas?
- Como corrigir os erros alimentares?
- Como reconhecer os factores de risco e combatê-los?
- Como se iniciar nos métodos naturais?
- Como praticar uma higiene de vida que equilibre o corpo e o espírito?
- Como evitar os alimentos tóxicos que nos rodeiam?
- Como escolher terapias menos agressivas?
O autor, numa linguagem simples e acessível ao público em geral, bem como aos profissionais de saúde, fala-nos dos métodos naturais mais avançados que nos ajudarão a defender-nos num meio ambiente cada vez mais agressivo.
Serge Jurasunas, praticante de Medicina Natural e professor de Iridologia há mais de 30 anos, tem consagrado grande parte do seu tempo ao estudo da Biologia e Oxidologia, acompanhando os avanços da ciência que cada vez mais permitem conhecer e detectar as necessidades do corpo humano em nutrimentos.
Autor de vários livros e publicações de Medicina Natural tem defendido desde sempre a ideia segundo a qual cada um de nós "é responsável pela saúde que tem". E é com este conceito que escreve "Revolução na Saúde"
Serge Jurasunas colabora com vários grupos de estudo, Academias e Institutos, sendo actualmente professor de Iridologia e conselheiro na "Capital University of Integrative Medicine" em Washington - USA.»
Ver mais:
http://www.sergejurasunas.com/phocadownload/saudeactual.pdf
Marcadores:
BIBLIOTECA DO CANCRO,
CONVERGÊNCIA ORTOMOLECULAR,
LEITURAS 2013,
PRÁTICAS 2013
AUTO-CURA DO CANCRO
GOOGLE REGISTA :
1. http://catbox.info/big-bang/big-bang1/bioinf.htm
2. http://catbox.info/big-bang/big-bang1/bioinf.htm
3. http://catbox.info/big-bang/gatodasletras/+lista%20a-z+.htm
4. http://catbox.info/big-bang/gatodasletras/+lista%20a-z+.htm
5. http://roadbook2.blogspot.com/2006_03_05_archive.html
▼
couderc-0> roteiro - conselho - autoterapia
MAIS ALGUNS INTERFACES DA IMUNIDADE
21/12/1998 - Nem sempre os vegetarianos estritos terão tido razão: mas numa coisa eles acertaram em cheio: em caso de cancro, por exemplo, o jejum e a dieta provocam uma limpeza maciça e uma rehidratação celular que podem contribuir decisivamente para a terapia.
Como relata Monique Couderc, no seu livro «Como Venci o Meu Cancro», não ingerindo proteínas, evita-se a mobilização, várias vezes por dia, dos glóbulos brancos.
Ora, segundo a tese do Dr. Tymovsky, que prefacia o livro, a leucocitose também pode vir a sofrer de cansaço e saturação por «excesso de trabalho», ou seja, excesso de comida, diminuindo assim a sua capacidade funcional de actuação.
Segundo Tymovsky, a repetida ingestão de proteínas provocaria esse cansaço, essa saturação e essa incapacidade leucocitária, ou seja, essa diminuição das defesas imunitárias.
Conforme sublinha, «as agressões de micróbios e vírus são combatidas pelos glóbulos brancos, base do sistema imunizador que protege o organismo.(...) Mas esgotada, por múltiplas lutas, desorganizada por múltiplos stresses, a defesa imunizadora deixa de fagocitar a primeira célula desviada pelos factores exógenos (poluições) e endógenos (psicoafectivos, hereditários, etc).
No quadro das defesas imunitárias, o vulgaríssimo fenómeno da «hiperleucocitose pós prandial» é quase sempre esquecido dos médicos em geral e dos médicos naturistas em particular.
Deverá, por isso, repetir-se que após cada refeição se dá uma «mobilização considerável do aparelho imunizador, a já referida hiperleucocitose pós-prandial, com reflexos imediatos no aparelho imunitário.
Se assim fosse, os vegetarianos estritos teriam razão, principalmente nas doenças mais graves, em que o sistema imunitário se encontra particular e profundamente afectado.
O jejum controlado teria o seu lugar numa terapia de último recurso.
OS FACTORES STRESSANTES
O dr. Jean Claude Tymovsky classifica os factores «stressantes» que perturbam o funcionamento do organismo, em 4 grupos:
a) Condições materiais ligadas ao biótopo (conjunto de factores ecológicos que caracterizam o meio onde vive determinada biocenose), ao meio ambiente, ao terreno agrícola, ao local de habitação e à alimentação do indivíduo;
b) Os factores energéticos de ordem electromagnética: a iluminação solar, as radiações hertzianas, as modificações atmosféricas e meteorológicas;
c) Os factores psico-afectivos, nomeadamente as grandes crises chamadas de stress
d) Os factores intrínsecos ou hereditários (pessoais) do indivíduo.
O Dr. Maschi - outro investigador da Bioelectrónica - inclui na poluição electromagnética mais os seguintes factores: radiações ionizantes, radiações nucleares e radiações solares (ultravioletas).
Neste quadro do dr. Tymovsky estão quase todos os factores ambientais que condicionam ecologicamente o comportamento, mas falta acrescentar ainda muitos mais. O que a Ecologia Humana preconiza e tenta fazer.
LOUIS CLAUDE VINCENT ENTRA EM CENA
Segundo o dr. Jean-Claude de Tymowsky, a Bioeléctrónica criada por Louis Claude Vincent, revelou «a importância das propriedades físico-químicas das substâncias, particularmente as propriedades da água.(...) Conforme a Bioelectrónica demonstrou, realizando experiências com a água da fonte, as propriedades electro-magnéticas da água modificam-se em poucas horas.»
Segundo Tymovsky, estas alterações «electrónicas» incidem particularmente:
a) No pH (factor de ionização ou potencial hidrógeno)
b) No rH2 (potencial de oxido-redução ou factor de electronização)
c) No rO (factor de resistividade) .
O fenómeno seria assim explicado: a oxidação da água pelo ar ambiente faz-lhe perder iões de hidrogénio, em particular os iões negativos.
Quanto à modificação da resistividade, ela deve-se ao facto de as substâncias em suspensão na água se depositarem ao longo das paredes e modificarem as propriedades condutoras da água.
De acordo com estes 3 parâmetros métricos, investigados, descobertos e estabelecidos por Louis Claude Vincent (que acaba por ser o fundador da Bioelectrónica), a zona( de doença ou de saúde) em que o organismo se encontra situado fica assim numericamente demarcada.
Ainda segundo Louis Claude Vincent, engordar o gado, agindo sobre o quantitativo, perturba o qualitativo.
Daí deriva para ele a importância dos oligoelementos (e portanto dos iões), entre os quais o magnésio, o fósforo, o selénio, que reintroduzidos na alimentação, restabelecerão a produção de hormonas gonadotrópicas foliculizantes.
SUBLINHADOS DE MONIQUE COUDERC
O testemunho de Monique Couderc sobre o seu próprio caso de cancro (e a forma como tentou curá-lo) é pontuado por algumas afirmações que convidam à reflexão. Por exemplo:
Nas religiões atlantes ou solares, nos vestígios da alta civilização do Iucatão, do Tibete e do Egipto, nas tradições nórdicas encontravam-se imagens simbólicas da irradiação da força e do pensamento emanando da parte mais subtil da matéria.
O ATUM (ATOUM) egípcio (ou deus nobre de que outros deuses ignoravam o nome)
O ATHMAN dos brâmanes
O ATMA dos budistas
O ANU dos Hindus
O ADONAI dos Hebreus
simbolizavam todos a ideia de sopro e de alma, enquanto que o átomo contemporâneo é seco, vazio do seu largo sentido filosófico e religioso.
Couderc, 134
A luz e as trevas, o frio e o calor, o branco e o preto, a saúde e a doença, a vida e a morte, o céu e o inferno representam aspectos opostos da mesma realidade.
Monique Couderc
Ousar querer, querer saber, saber calar» é uma máxima ióguica cujo salutar efeito frequentes vezes pude apreciar.
Monique Couderc
+
couderc1>
OUTROS SUBLINHADOS NO LIVRO DE DOMINIQUE COUDERC
Sabe-se
todos os dias
um pouco mais.
Na estrada do saber
todos os dias se descobrem
as virtudes
da imobilidade.
Acaba-se
por já não querer
a todo o preço
fazer.
E é então
que as coisas acontecem.
Sim
é não mexendo em nada
que
por si mesmo
tudo encontra o seu lugar
e que tudo se cumpre.
Tao Te-Ching
+
couderc2>
A vida resulta de 2 factores:
a) os extrínsecos, de ordem cósmica ;
b) os intrínsecos, de ordem organizacional.
Trata-se de uma colaboração impossível de dissociar e devemos compreender que na ausência de um dos factores, o ser não poderá viver.
Claude Bernard ♥
Marcadores:
BIBLIOTECA DO CANCRO,
CONVERGÊNCIA ORTOMOLECULAR,
LEITURAS 2013,
PRÁTICAS 2013
ESTUDO DA IMUNIDADE
elinor levy-1-book>
O ESTUDO DA IMUNIDADE E A PROFILAXIA ALIMENTAR DO CANCRO
Um índice remissivo (analítico) com centenas de entradas faz deste livro um auxiliar de consulta sobre todos os itens convergentes no estudo da imunidade.
Conceito holístico por excelência, estudar a imunidade e os factores (exógenos e endógenos) que a enfraquecem ou reforçam, é aprofundar um modus vivendi em que o Cancro e outras doenças degenerativas podem ser prevenidos.
A profilaxia alimentar do Cancro é um dos caminhos que o livro aponta.
Ver mais em:
http://www.ground.com.br/dezmandamentos?keyword=135-9
▼
«Ao espiar mais profundamente no mundo das células e dos mensageiros químicos, encontramo-nos frente a frente com os poderes curativos do corpo – o que actualmente chamamos de sistema imunológico humano. Recentemente, cientistas descobriram que o funcionamento saudável do nosso sistema imunológico depende de nosso comportamento. Alguns comportamentos claramente enfraquecem a resposta imunológica, enquanto outros o fortalecem. Em outras palavras, o facto do nosso sistema vencer a doença ou ser derrotado por ela depende, em ampla medida, do modo como vivemos. Assumir a responsabilidade pela própria saúde e adoptar um estilo de vida que fortaleça o sistema imunológico implica numa nova maneira de pensar para a maioria das pessoas. Este livro traz um novo olhar sobre o misterioso funcionamento do nosso corpo, e sobre a forma como o nosso sistema imunológico combate as doenças. Ele mostra como cada um de nós cria as condições que o tornam forte ou fraco, permitindo que a doença se instale. Entre muitas outras informações, especifica:
* Qual a quantidade que devemos tomar de uma vitamina ou mineral
* Quais as ervas que fortalecem a imunidade e combatem as doenças
* De quanto exercício e meditação precisamos para reforçar nossas defesas
* Quais as doenças que respondem melhor a vitaminas, minerais, ervas e alimentos específicos
* Como podemos usar a mente para melhorar a saúde.
Contrariando o conceito de que pílulas, medicamentos e cirurgias são ao únicos métodos para tratar doenças sérias, os autores propõem um sistema de medicina preventiva e de hábitos cotidianos que promovem saúde, longevidade e alegria de viver. A sua metodologia, baseada em cuidadosa pesquisa científica, consiste numa combinação equilibrada de exercícios, nutrição apropriada e um estilo de vida saudável. Leitura essencial para pessoas com doenças crónicas que procuram aumentar a defesa do seu sistema imunológico, assim como para quem quer estar actualizado sobre as últimas pesquisas no assunto, este livro é um testemunho de que é realmente possível aumentar a capacidade do organismo de lutar contra doenças e desequilíbrios. O programa aqui oferecido ajuda a fortalecer substancialmente as nossas defesas imunológicas e pode mudar dramaticamente a qualidade – e talvez a quantidade – de nossas vidas.»
Marcadores:
BIBLIOTECA DO CANCRO,
CONVERGÊNCIA ORTOMOLECULAR,
LEITURAS 2013,
PRÁTICAS 2013
Assinar:
Postagens (Atom)