quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ALQUIMIA DA ALMA


1-2 - alma-5-nb> quinta-feira, 6 de Março de 2003-lpg-1>

AS 9 CAMADAS DA ALMA: POLARIDADE, POTENCIAL E MOVIMENTO

[Informações de Maria Correia Pinto na conferência de 4/4/1993]

21-4-1993

Para que a luz branca do Espírito venha animar o suporte vibratório do ser humano, é necessário limpar e desimpedir a Alma de tudo o que a bloqueia e nela bloqueia a passagem da informação vibratória superior. É como se o Corpo, quando se encontra doente, estivesse cego, surdo e mudo. Assim se definiria doença: a informação do Espírito não passa.
Seria pensável que, por ressonância vibratória, o Espírito pudesse passar, independentemente de tratarmos ou não da Alma. Mas não é assim: a limpeza da alma é condição sine qua non para que o espírito possa passar. Porque a Alma é, como as impressões digitais, muito pessoal e intransmissível, uma espécie de «assinatura» como disseram alguns filósofos (Buffon?).
Daí que não se possa servir, ao mesmo tempo, a dois senhores: a Deus e ao Diabo. Se Deus é Espírito e o Diabo é Matéria, fica claro que a nossa Cura depende da Alma e da pureza ou limpeza que a Alma consiga obter.
Ninguém consegue fazer batota no jogo com o Infinito. Se eu me atenho à Terra e ao Demónio, a Alma estará pesada de miasmas - a que objectivamente se chamam «energias nocivas» - e não deixará passar a Luz. Na Alma se realiza, portanto, toda a alquimia interior. E é na alma que se podem operar as modificações que não são possíveis no imutável código genético da hereditariedade material. É no código vibratório da Alma - ligado à heterocromatina constitutiva da molécula - que as mudanças se dão. Que a Alquimia se opera. Tal como no Corpo, as fases alquímicas da Alma são quatro. E 108 as pirâmides - que serão animadas, que entrarão em actividade quando eu limpar as 9 camadas da Alma. Como a maior parte das doenças - senão todas - são doenças da Alma, é através da Alma - e só da Alma - que o ser humano pode realizar a sua cura.
Segundo as palavras de Maria Correia Pinto, «o único aparelho válido para provar a existência da Alma é o ser humano: só o ser humano tem receptores e qualidades que podem desenvolver a ciência da alma. «O ser humano é, assim, o único laboratório (alquímico) onde se operam os grandes milagres do Mundo» (citando Isha Schwaller de Lubicz).
Olhando o diagrama das 4 pirâmides da existência proposto por Etienne Guillé, vemos que a alma é dupla: o que traduz, provavelmente, face ao Corpo (uma só pirâmide) e ao Espírito (uma só pirâmide) a qualidade dual do que ao nível da Alma se psssa, embora se diga que «na vida tudo é dual». Resta saber se é tudo ou se é apenas a Alma.
Como disse Maria Correia Pinto (4/4/1993) «o potencial energético do ser humano está na alma». Mais: «só haverá cura, se houver amor». Subentendem-se assim, pela palavra «Amor», várias coisas:
- A mensagem da Esfinge, que fala em amar seis vezes;
- A significação do Amor como síntese da dualidade, como complementaridade dos contrários (função emergente)
- É na Alma (dupla pirâmide) que reside o Fogo do Coração, a verdadeira emoção que deve animar o ser humano, a sede do seu dramático dualismo, etc
- Ao fim e ao cabo, foi narrando os Meandros da Alma que a ficção europeia inventou e desenvolveu a narrativa dramática, desde a tragédia grega ao romance moderno
- Psicologia e Psicanálise devem ser vistas como «manipulações» aprisionantes da Alma, tal como a devoção Mística, o Hipnotismo terapêutico e tantas outras formas que tentam agir na alma a partir de baixo, a partir da matéria e em termos de matéria
- Ao postular a existência da Alma - onde residem todas as potencialidades energéticas do ser humano (lei do potencial) - , a démarche da Radiestesia é precisamente inversa e submete-se à hierarquia tripartida de Espírito-Alma-Corpo, afirmando que tudo vem de cima para baixo, que tudo é animado de cima para baixo.
Quando a Alquimia da Alma arranca, é natural que as mudanças no ser humano sejam menos visíveis do que no Corpo: mas elas vão conduzir a mudanças inevitavelmente maiores e mais profundas. Uma outra lei da Radiestesia entra aqui em jogo: quando as 108 pirâmides entram sucessivamente em movimento, a ser humano ganha Ritmo e Ordem interior, caminho aberto para todas as suas curas energéticas e portanto físicas. Quando o ser humano falha o Ritmo e a Ordem, está claramente doente, mesmo que se não note ainda no físico.