segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

DEEPAK CHOPRA NA BIBLIOTECA DO GATO





chopra-1>noologia> autoterapia Revisão:segunda-feira, 6 de Dezembro de 2010

GLOSSÁRIO DAS ENERGIAS EM DEEPAK CHOPRA

«A memória de uma célula é capaz de sobreviver à própria célula» (95)
«O corpo possui uma mente própria»
« A delicada teia de informações que mantém o organismo unido» (49)
«Receptores da célula são fechaduras em que só entram chaves muito especiais»
«Há alimentos tristes e alimentos alegres»

Deepak Chopra, in «Cura Quântica», Ed Difusão Cultural, Lisboa, 1991

Lisboa, 2/11/1996 - A questão que preocupa Deepak Chopra em quase metade do seu livro «Cura Quântica» - «a inteligênca do organismo» - talvez pudesse ter uma resposta menos complicada, menos analítica e mais satisfatória para a prática médica, recorrendo aos postulados da Noologia, do que, como faz Chopra, recorrendo aos atalhos analíticos da ciência ordinária e experimental.
Talvez que, com a simples explicação yin-yang aplicada à célula, pudéssemos perceber melhor como é que a informação intercelular circula, passa ou não passa, em função do mecanismo sódio/potássio, ou seja, em função do binário yin-yang e do que a ciência conhece por PH. Melhor do que nos atascarmos no pântano de noções fragmentárias, peças de um puzzle interminável em que a ciência analítica se compraz:
Acetilcolina (67)
Dendrites
Dopamina (Deficiência em) (68)
Glicina
Neuropéptidos (74)
Neurotransmissores (66)
Norepinefrina (67)
Receptores da célula
Serina
Sinapses dos neurónios(57)

No campo da nomenclatura mais clássica , Chopra recorre também aos conceitos de
Glândula pituitária
Hipófise
Hipotálamo
Todos estes nomes da ciência analítica (no caso concreto da Bioquímica - do cérebro e do sistema nervoso) pertencem àquilo que Chopra define como «a delicada teia de informações que mantém o organismo unido» (49) .
Interleucinas e interferon, com a desinência «inter», têm o nome com elas, assim como os neurotransmissores .
A perplexidade que Chopra revela, no entanto, é a perplexidade natural da ciência ordinária que divide e subdivide, classifica, nomeia, analisa, experimenta para tentar explicar um mecanismo global mas, em fim de contas, apenas complica ainda mais o quadro, depois de ter uma lista de nomes - partes ou fragmentos - sem poder explicar o mecanismo global que afinal garante a intercomunicação e processos tão importantes decorrentes dela como:
Biocibernética
Homeostasia
Imunidade
Relógio biológico
Sinergia
etc.
De caminho, Chopra continua utilizando uma nomenclatura psicologística que só concorre, de facto, para a confusão. Listando esses vocábulos no sentido do mais para o menos confuso, indicaríamos:
Relação mente-corpo
Psicosomática
Bodymind
Poder mental
Mente
Cérebro
Menos equívocos porque mais globais, genéricos e holísticos:
Estrutura cognitiva
Pensamento consciente
Abordagem psicológica
Consciência Psicológica
Preferível porque ainda mais global, holístico e genérico:

Estados de espírito
Estados de consciência
Estados vibratórios de consciência ou estados de consciência vibratória é a designação-chave em radiestesia holística, na abordagem do continuum energético.
Isto sem falar da inesgotável nomenclatura psiquiátrica com os famosos rótulos postos às costas do doente como anátemas ou azorragues :
Neurose
Psicose
Esquizofrenia
Stress
Face a este quadro caótico, como são todos os quadros fornecidos pela ciência analítica, talvez não seja desaconselhável ir pela abordagem global e holística da Noologia que procura, dentro do continuum energético, atribuir números em progressão logarítmica , em vez de palavras, com conotações equívocas, às energias.
A palavra «emoções» , por exemplo, situar-se-á no N32 ou, concretizando, em uma das 9 camadas da alma.
Já a metade do livro, Chopra explica com desenhos o que entende por «Cura Quântica», descoberta sua e título da sua obra.
De novo entramos sobre pormenorização de «partículas», já esquecida a noção básica que Chopra nos dá no prefácio, citando o famoso Stephen Hawking:
«Quantum é a unidade indivisível na qual as ondas podem ser emitidas ou absorvidas.»
A definição assemelha-se à de Mónada, dada por Leibnitz, mas isso levar-nos-ia a uma questão filosófica provavelmente interminável.
Com todas as agravantes de uma nomenclatura indutora de erro, mas a obra de Chopra ainda é das que põem à disposição do estudante das energias um conjunto de conhecimentos próximos daquilo que interessa à ciência noológica.
Não esqueçamos que a Noologia está a nascer e que tem de ir buscar informações às fontes , neste momento, acessíveis, a maioria das quais se encontra inquinada por 41 mil anos de queda livre da humanidade.
O puzzle, nessas obras e autores, atingiu um tal estado de confusão que todo o trabalho consiste - como este guião de estudo e leitura pretende - em ir separando o trigo do joio, em ir deitando fora o acessório e recolhendo o essencial, em reunir e aproximar peças desavindas e aparentemente distantes, em ultrapassar as ciladas da palavra, a confusão das linguagens e nomenclaturas, a corrupção milenar dos símbolos.
O projecto da Noologia - reconstituir a Biblioteca de Alexandria e, depois de Babel, reconstituir a linguagem original da vida, - vai exigir tempo, paciência e alguma teimosia de quantos quiserem aderir a este projecto que - diga-se desde já - é um projecto cósmico a ambicioso.
Mas um projecto em que temos por nós o Cosmos se para ele trabalharmos com afinco , determinação e vontade.
Como diz a Grande Esfinge:
Saber
Querer
Ousar
Deter-se
Amar 6 vezes
Querer e ousar é fundamental, porque se constata que, no nosso tempo, há:
a) Muita gente a viver, à tripa forra, do negócio babélico da confusão de linguagens
b) Muita gente que sadomasoquisticamente gosta da confusão porque energeticamente é confusão e não quer tratar-se...
+
1-5- chopra-2> [bodymind]

DEEPAK CHOPRA: PÁGINAS DE ANTOLOGIA

UM É TUDO, E TUDO É UM(*)

Cada gotinha de seiva contém a essência da árvore toda.
MAHARISHI MAHESH YOGI

Ver um Mundo num Grão de Areia
E um Paraíso numa Flor Silvestre,
Conter a Infinidade numa mão cheia
E a Eternidade numa hora campestre.
WILLIAM BLAKE

A realidade existe porque você está de acordo com ela. Sempre que a realidade muda, o acordo foi mudado. A História da Ciência chama a isto uma mudança de paradigma. Este conceito foi apresentado pela primeira vez pelo notável historiador da ciência Thomas Kuhn, no seu livro The Structure of Scientific Revolutions( A estrutura das Revoluções Científicas), onde descreve um paradigma como sendo uma estrutura científica que explica a realidade. E como se fosse uma cerca que encerra todos os factos científicos do momento; incorpora a visão que então se tem do mundo. Por exemplo, até 1453, todos concordavam que o Sol nascia no leste e se punha a oeste. Este ponto de vista era atestado pelos sentidos, e todos os acontecimentos que precisavam de ser explicados pela ciência estavam de acordo com este facto. Porém, no século XV, houve uma mudança. Os observadores começaram a notar novos acontecimentos na natureza. Uma vez que a natureza é infinita e sempre presente, seria mais acertado dizer que os homens começaram a reparar em coisas que até então não tinham notado ou não tinham querido ver. Quando Copérnico levantou a hipótese de que o Sol não se movia no céu, mas, ao contrário, era a Terra que girava à volta do Sol, houve uma revolução — o antigo paradigma foi derrubado.
Revolução é a melhor palavra para esse processo, porque tudo o que a antiga realidade explicava tinha de ser reinterpretado. Quando um carrinho de maçãs se vira, temos que recolher de novo tudo o que estava nele.
O que é importante observarmos aqui é que, na época, ninguém pensou querer que o paradigma mudasse. Vemos hoje que as teorias de Copérnico, Galileu e Newton deram origem a uma realidade incrivelmente interessante e rica. As pessoas naquela altura não pensavam assim; todos os que tinham interesses na opinião ortodoxa, todas as pessoas sérias, que pensavam correctamente, se opuseram sinceramente à «nova ciência».
O paradigma não é um facto em si mesmo, é um conceito. Para que a realidade mude, o conceito deve ser aceite, e isso só pode acontecer ao nível da consciência colectiva. Génios como Newton e Einstein mostram o caminho — podemos dizer que são os primeiros a precipitar a nova realidade —, mas todos têm de ir atrás para que se aceite a mudança como estando a acontecer «realmente». Actualmente, mais de meio século depois da Teoria Geral da Relatividade ter sido proposta pela primeira vez, os seus insights ainda não são do conhecimento geral. Há quinze anos atrás, a relatividade era considerada demasiado difícil para que os estudantes do ensino secundário a pudessem entender e, ainda hoje, muitos professores de fisica têm apenas uma vaga ideia do que ela propõe. Mas ela é uma realidade. A realidade é aquilo com que estamos de acordo, e qualquer pessoa que tenha visto a natureza através dos olhos de Einstein, bem como as duas gerações seguintes de novos físicos, compreende que ocorreu uma grande mudança cujas ramificações irão, eventualmente, abalar todos os postos avançados de opinião aceite.
A natureza é infinita; portanto, nenhum paradigma científico pode explicá-la totalmente. Uma vez que mudemos a nossa visão da realidade, a natureza tem muito mais realidade para nos mostrar. Temos de compreender plenamente que a realidade pode mudar sempre que a nossa visão da natureza e das suas possibilidades infinitas decida que é preciso haver uma mudança. A maioria das pessoas não pensa assim. Pensam, por exemplo, que é verdade que a Terra gira à volta do Sol e não o contrário.
De facto, esta questão é puramente um problema de perspectiva. Tanto a Terra como o Sol se encontram suspensos no espaço vazio. Os seus movimentos acompanham o movimento maior de rotação da nossa galáxia, e a própria galáxia está a distanciar-se da fonte do Big Bang a uma velocidade incrível.
Aceitar que a Terra gira em torno do Sol ou que o Sol gira à volta da Terra depende da posição em que se está, daquilo que se quer saber e de como pensamos lá chegar. Os astrólogos medievais estavam principalmente interessados em assuntos que podiam ser bem compreendidos se a Terra fosse colocada no centro das suas cartas astrológicas. No entanto, se você quiser ser rigorosamente exacto, será melhor e mais simples conceber um sistema solar onde o Sol está no centro, porque então todos os planetas giram em torno dele em elipses simples e regulares. No modelo antigo, os planetas tinham que recuar e fazer o chamado «movimento retrógrado». Ao observarmos o céu nocturno, veremos exactamente esse movimento aparente dos planetas. A realidade dos antigos era essa e, portanto, manteve-se nas cartas astrológicas até aos nossos dias.
Normalmente, as pessoas não aceitam factos que não se encaixem na sua visão do mundo. Se lhes for dito ou mesmo se virem com os próprios olhos que o cancro se pode curar espontaneamente, que se podem remover porções do cérebro sem prejuízo da mente, que um atrasado mental pode tocar um concerto de Tchaikovsky sem nunca ter tido lições de piano, que idiotas congénitos podem fazer cálculos matemáticos complicados num instante ou que seres humanos podem andar sobre brasas quentes (para citar apenas alguns dos temas da actualidade acerca dos quais possam ter lido nos últimos dois anos), ainda assim estes acontecimentos não têm qualquer realidade até que algo mais básico aconteça. As coisas mais básicas que fazem falta são: primeiro, uma nova explicação que funcione melhor do que a velha e, segundo, uma mudança na consciência colectiva para criar plenamente a nova realidade.
Tenho vindo a propor que a saúde perfeita é uma realidade para qualquer pessoa e que cada um pode expandir o seu quinhão de inteligência infinita. Seja o que for que a mente do homem possa conceber, a mente do homem pode realizar. Uma enorme extensão da natureza, não explicada pela visão actual do mundo nem pela ciência moderna, está prestes a revelar-se. À medida que isso for acontecendo, a consciência colectiva descobrirá uma realidade humana muito mais rica do que a que conhecia antes. Na verdade, esta é a única razão para a humanidade — uma colecção de mentes individuais — mudar a sua visão da realidade; a possibilidade de crescimento está inerente em nós. As nossas mentes são uma parte e uma parcela da natureza e, por isso, compartilhamos da força da evolução que faz com que tudo na natureza progrida, para revelar mais e mais das possibilidades da inteligência.
É compreensível que qualquer novo paradigma encontre resistência. Cada paradigma explica tudo. O nosso actual paradigma, que afirma que é «impossível» que a realidade interior de uma pessoa se harmonize plenamente com a realidade exterior do mundo, é agora aceite como correcto. O novo paradigma também irá explicar tudo, porém explicará muito mais. Eis alguns sinais da mudança e das coisas que estão prestes a ser explicadas:

1. Quando ratos de laboratório são treinados para realizar uma nova tarefa, como aprender a correr através de um labirinto complicado, alguns pesquisadores descobriram que ratos noutras partes do mundo são capazes de levar a efeito a mesma tarefa mais facilmente. Estes ratos não estão relacionados geneticamente com o primeiro grupo; são simplesmente ratos. Não têm qualquer comunicação ou conexão física com o grupo inicial. Parecem aprender mais rapidamente só porque o primeiro grupo já aprendeu a realizar a tarefa.
2. Ainda mais fascinante é a história de alguns macacos japoneses que vivem em estado selvagem na ilha de Koshima, fora das ilhas japonesas principais. Este caso científico tornou-se bastante famoso por causa de Lyal Watson, biólogo inglês, que relatou o incidente no seu livro Lifetide( A Tendência da Vida) . (Watson escreveu uma série de livros fascinantes sobre acontecimentos da natureza que desafiam a actual linha de pensamento nas fronteiras da ciência.)
Logo após a Segunda Guerra Mundial, cientistas japoneses que estavam a estudar essas tribos de macacos deixavam batatas-doces na praia, comida que os macacos apreciavam muito. No entanto, os macacos tinham dificuldade em comer as batatas-doces por causa da areia que as cobria depois de serem lançadas pelos cientistas. Então, em 1952, uma macaca jovem, a que os cientistas chamaram Imo, teve a ideia de lavar as batatas num riacho. Watson chama génio à inteligência que ela teve para encontrar uma solução tão original para o problema, comparável à descoberta da roda pelo homem. Os outros macacos jovens observaram Imo, perceberam o truque, e logo muitos deles estavam também a lavar as suas batatas.
Em breve, todos os macacos jovens estavam a lavar a sua comida suja, contudo, é interessante notar que os macacos adultos com mais de cinco anos só o faziam se estivessem a imitar directamente um macaco mais jovem. No Outono desse ano, um grande número de macacos de Koshima estava a lavar a sua comida, mas agora no mar, porque o «génio» da tribo, Imo, descobrira que a água salgada não só lavava a comida como também lhe dava um paladar especial que os macacos apreciavam. Watson fixou arbitrariamente em noventa e nove a grande quantidade de macacos que fazia isto. Então, uma noite, o centésimo macaco aprendeu a lavar a sua comida. Watson relata-nos um fenómeno extraordinário que daí resultou:

O acréscimo do centésimo macaco elevou aparentemente o número para além dum certo tipo de limiar, forçando-o além duma espécie de massa crítica, pois, naquela noite, quase todos na colónia estavam a fazer o mesmo. Não apenas isso, mas o hábito parece ter saltado barreiras naturais e ter aparecido espontaneamente — como os cristais de glicerina em frascos fechados de laboratório — em colónias de outras ilhas e numa tribo de Takasakiyama, numa das ilhas principais.

De acordo com a teoria da evolução proposta por Darwin e sustentada na forma moderna pelos geneticistas, este acontecimento é impossível. Como pode uma característica ser passada espontaneamente na mesma geração de uma dada espécie, para já não falar de ser passada a todos ao mesmo tempo e em vários lugares separados entre si no espaço? A glicerina em frascos de vidro, de que Watson nos fala, é um exemplo do mesmo tipo, onde o novo comportamento não foi sequer aprendido por uma espécie viva. É extremamente difícil fazer com que a glicerina se cristalize; contudo, após a primeira conquista bem sucedida para induzir a cristalização, a glicerina cristalizou espontaneamente em frascos de vidro selados de outros laboratórios. Assim como no «fenómeno do centésimo macaco», a inteligência actuou duma maneira auto-referente, saltando barreiras de uma forma «impossível». Mas este é simplesmente o comportamento natural da inteligência — age sobre si mesma, por si mesma e através de si mesma. Não conhece barreiras absolutas. É claro que a inteligência não salta fora dos seus limites ao acaso. Ela respeita os seus próprios caminhos. No entanto, também sabe como criar novos caminhos. Criam-se novas realidades quando surge a necessidade disso.
Tendo em mente o que falámos sobre a consciência colectiva, o comentário mais significativo de Watson foi: «Pode ser que quando um número suficiente de pessoas considere algo como sendo verdade, isso se torne verdade para todos». Einstein disse sensivelmente a mesma coisa a propósito das suas ideias sobre a teoria da relatividade.
3. Se a consciência colectiva é real, então devemos ser capazes de fazer qualquer coisa com ela. Nesse sentido, a organização de Meditação Transcendental tem conduzido várias experiências com a finalidade de saber se a consciência colectiva pode ser estimulada e dar maior apoio à vida. Os resultados são fascinantes, uma vez que servem de testemunhos bastante concretos para o novo paradigma. Até agora, foram feitas dezenas de experiências. Mencionarei apenas as mais importantes.
Em 1976, um estudo publicado pelo psicólogo Candace Borland mostrou que, quando 1 por cento da população de uma cidade começa a meditar, o índice de criminalidade nessa cidade começa a diminuir espontaneamente. Usando um grupo de onze cidades americanas como amostragem, nas quais se sabia comprovadamente que 1 por cento da população aprendera a técnica de MT, o Dr. Borland descobriu diminuições no crime da ordem dos 16 por cento ao ano. A comparação foi feita com cidades análogas onde, como no restante da América, a taxa de criminalidade estava a aumentar. Este estudo tem sido repetido muitas vezes, usando-se centenas de vilas e cidades, sempre com resultados semelhantes. Em 1979, um grande grupo de praticantes de MT reuniu-se na Universidade de Massachussetts, em Amherst. Os trabalhos incluiam períodos diários de meditação em grupo. Fisiologistas da Universidade Internacional Maharishi, de Iowa, mediram a actividade cerebral de indivíduos que, na mesma altura, meditavam em Iowa. Sem terem qualquer contacto com o grupo de Amherst ou qualquer conhecimento acerca de quando este grupo meditava (estava a ser usada uma técnica avançada de meditação, os MT-Sidhis), os meditantes de Iowa mostraram uma maior coerência das ondas cerebrais, exactamente no momento em que o grupo de Amherst começou a praticar as suas técnicas. Esta coerência não esteve presente antes nem se repetiu depois deste período específico.
No Inverno de 1983, um grande grupo de meditantes, cerca de sete mil e quinhentos, reuniu-se em Iowa para outra conferência que incluía a prática de MI em grupo e a técnica avançada de MT-Sidhis. Os sociólogos estudaram mais de uma dúzia de variáveis que pudessem ser influenciadas ao nível da consciência colectiva. Usando técnicas estatísticas bastante sofisticadas e fiáveis, descobriram que se produziram mudanças notáveis. Exactamente nesse período, o mercado de valores alterou-se por completo, depois de meses de estagnação, e voltou a animar-se, subindo quase em linha recta até ao último dia da conferência. Logo que acabaram estas meditações em grupo, realizadas pelos sete mil e quinhentos participantes, o mercado imediatamente decaiu também em linha recta. Outros índices também mudaram, apesar de não tão drasticamente. Durante esse período, houve menos desastres de automóvel, a entrada em hospitais baixou, o índice de criminalidade decresceu e publicaram-se menos notícias sobre conflitos internacionais.
Estes resultados parecem impossíveis a não ser que compreendamos que a realidade é modelada ao nível da consciência colectiva. Sendo assim, estes resultados são fascinantes e altamente promissores para tomar a realidade humana mais positiva e progressista. Nos últimos quinze anos têm-se verificado resultados semelhantes em dezenas de experiências, testando os efeitos da meditação sobre os índices nacionais de criminalidade, conflitos militares, acidentes de automóvel, incidência de doenças e várias outras medidas da qualidade de vida em geral. De acordo com o actual paradigma, estas variáveis não têm qualquer relação entre si. Não há qualquer razão que explique porque devam melhorar em conjunto, nem qualquer razão que explique porque devam melhorar espontaneamente em correlação com a meditação de grupos de pessoas distantes.
Estes resultados são possíveis porque a inteligência é uma só. Se a inteligência individual pode curar espontaneamente um processo de doença, trazer mais pensamentos de paz e amor, remover o stress interno e apontar a mente em direcção a atitudes positivas, não há nada que impeça este processo de acontecer numa escala maior. Toda a realidade é compartilhada, e o que é realidade para um é realidade para todos. Ao nível da consciência colectiva, concordámos com esta realidade única. Tivemos de o fazer, pois é apenas através da inteligência compartilhada que se pode criar qualquer realidade — a inteligência é uma só, apenas se expressa por meio de canais infinitamente diferentes.

* * *
O novo paradigma está a brotar simultaneamente de diversas fontes. Já falámos da nova física, que iniciou a mudança de paradigma através da teoria da relatividade. Na física, alguns pensadores avançados já propõem que a consciência colectiva é a única hipótese que consegue explicar o universo que vemos e aceitamos como real. Um biólogo britânico, o Dr. Rupert Sheldrake, é pioneiro no estudo da «força oculta» que pode ser responsável pelo fenómeno do centésimo macaco. Ele propõe que as mudanças nas formas das plantas e dos animais podem, na verdade, ser causadas num nível mais subtil que o do ADN. Por outras palavras, em vez de contar apenas com a composição física dos genes, o Dr. Sheldrake começa a olhar para a sua qualidade abstracta, a informação que eles codificam. Conforme já discutimos, os genes não são simplesmente físicos; transmitem o conhecimento acumulado de toda a evolução. O Dr. Sheldrake propôs a existência de campos de informação que dão à vida as formas definidas que nela vemos. Estes «campos morfogenéticos» modelam a vida antes que a forma fisica se manifeste. Eles são, em essência, a versão natural dos pensamentos.
A ideia de um campo está subjacente à maior parte da maneira de pensar da nova física. O que antes era visto como electrões separados ou ondas de luz isoladas é agora visto como manifestações de campos infinitos. Os campos são a «verdadeira» realidade; aquilo que vemos são apenas acontecimentos locais surgindo inesperadamente a partir deles. O Dr. Sheldrake está ampliando o conceito de campo para a biologia, e os investigadores da MI estão a levá-lo para o domínio da consciência humana. E desta maneira que o paradigma se propaga, indo de uma área para outra até que todas as maçãs do carrinho virado tenham sido recolhidas novamente.
O que é que nos leva a pensar que a consciência seja um campo? Os Drs. R. Keith Wallace, Michael Dillbeck e David Orme-Johnson, cientistas dedicados à investigação da MI, propuseram a ideia de um campo de consciência precisamente para explicar os resultados experimentais aqui mencionados. Como podem dois cérebros responder um ao outro à distância? Como pode a meditação feita por um grupo, pequeno ou grande, de pessoas fazer baixar os índices de criminalidade? Armados com centenas de descobertas concretas, dignas de confiança, e precisando explicá-las, os cientistas dedicados à MI aproveitaram-se do novo paradigma. Se considerarmos a consciência humana como sendo um campo infinito do qual cada pessoa é uma expressão local, então torna-se plausível que uma parte do campo possa afectar outra parte. É exactamente assim que os campos funcionam. Uma bússola colocada em qualquer parte do campo magnético da Terra alinhar-se-á espontaneamente com esse campo - apontará o norte. Assim, se o processo de transcender permite que as mentes individuais se aquietem e alcancem um estado de máxima coerência cerebral, parece lógico que as outras mentes humanas possam sentir o efeito. Uma «força oculta» do campo da consciência dá forma aos efeitos que então surgem como realidade. Essa força deixa de ser um mistério quando compreendemos que se trata da consciência. A consciência, canalizando a inteligência ao nível do eu, traz os benefícios da meditação. Numa escala mais ampla, traz benefícios para essa expressão da inteligência chamada sociedade.
Os investigadores da MI deram um nome ao efeito geral que estão a estudar; chamaram-lhe «efeito Maharishi». Maharishi Mahesh Yogi, nos seus ensinamentos sobre consciência, foi o primeiro a predizer que o processo de transcender pode provocar mudanças à distância, que é a característica principal de um efeito de campo. Disse também que bastaria um pequeno número de pessoas para produzir o efeito. As bases para essa especulação, uma vez mais, vieram da física, onde são bem conhecidos certos casos em que, para que o todo mude, basta que mude um pequeno número de partículas. Por exemplo, se se magnetizar cerca de 1 por cento dos átomos duma barra de ferro, toda a barra fica magnetizada. A mesma coisa se passa nas reacções químicas; logo que uma pequena percentagem de uma solução tenha reagido, o resto da reacção segue-se quase instantaneamente. Muitos outros efeitos físicos, incluindo o Jaser, funcionam do mesmo modo.
Aplicou-se, então, a mesma lógica à consciência humana. Lyall Watson especulara que, se um número suficiente de pessoas pensar que algo é verdadeiro, isso torna-se verdadeiro para todos nós. O efeito Maharishi mostra que aparentemente não é necessário um grande número de pessoas. O impacto significativo deu-se quando se descobriu que o efeito deve acontecer num nível mais profundo do que o do pensamento. Durante o processo de transcender, o meditante não está a pensar em crime, guerra, doença, etc., tentando vencê-los. Está simplesmente a expor a sua consciência ao nível do eu, à consciência tal como ela existe antes dos pensamentos surgirem. Tendo feito isso, a inteligência espontaneamente faz o resto. Os investigadores da MI comentam que «esta extraordinária nova tecnologia para criar coerência na consciência colectiva pode potencialmente levar não só à melhoria da qualidade de vida nas cidades, como sugerem os estudos sobre criminalidade acima citados, como também à resolução dos conflitos internacionais e ao estabelecimento da paz mundial. »
Por outras palavras, o efeito pode propagar-se. Uma consciência calma, serena e coerente tem um poder tremendo — como mostram as vidas de Gandhi, Madre Teresa e muitos outros. Se a nossa consciência pode crescer e igualar-se à deles, a mesma influência pode expandir-se cada vez mais. Se pudermos aprofundar a nossa consciência para além, até, daquilo que eles experimentam, então essa influência será duradoura.

Uma cura e paz duradouras só são reais ao nível do nosso ser. Enquanto aquilo que somos estiver isolado da natureza, não seremos ajudados pela natureza — e isso inclui a nossa própria natureza. O grande filósofo alemão Martin Heidegger disse que a ameaça que paira sobre a humanidade vem de dentro. Vem porque o homem se coloca contra o fluxo da natureza, ou Ser, quando foi feito para viver com ele: «A natureza humana encontra-se na relação do Ser com o homem». Este Ser é a nossa fonte. Tentar viver fora dele é romper com tudo: «O mundo torna-se incurável, profano».
As pessoas temem o perigo da bomba nuclear, mas este perigo de um mundo sem cura é que é o perigo, diz Heidegger. Todas as outras ameaças — guerra, doença, ódio, morte — derivam dele.
É aqui que uma nova visão do mundo traz o fim de todas as ameaças. «Mas», diz Heidegger, «onde existe o perigo, cresce também o que dele nos salva.» Temos apenas de nos voltar novamente para a nossa fonte, para o nosso ser, e a natureza curar-se-á a si mesma. Não precisamos de ser cientistas para perceber porque é que uma nova realidade está a abrir caminho através das nossas mentes. Um mundo sem cura é intolerável. A doença não é natural. E não é só porque nos causa sofrimento. No mais profundo do nosso íntimo, a doença ofende-nos, porque limita a nossa liberdade; e uma coisa que a inteligência nunca pode tolerar é a perda da liberdade. Com a possibilidade de saúde, felicidade e amor, o coração expande-se. Quando começamos a criar saúde, o mundo profano erigido pelas nossas mentes transforma-se numa realidade mais importante, o mundo do coração. Através da sua compaixão, o coração humano abriga todos os seres. E o reino íntimo do mundo, maior do que todo o espaço objectivo. Os nossos pensamentos são como um conselheiro que sussurra aos ouvidos de um rei. Por muito sábio que seja, ele não é o rei. O rei é coração e mente, emoção e inteligência, todos num só. Porque cada pessoa viva contém isto dentro de si, pode governar-se a si própria. Ao nível do nosso ser, temos todo o potencial que podíamos talvez precisar para criar uma nova realidade.
Desde que acolhamos bem a nossa consciência de volta à sua fonte, os problemas da vida acabam por desaparecer. Surge a compreensão de que os problemas, na verdade, não existem. Dessa compreensão, desponta um mundo diferente. Um mundo curado e sagrado.
- - - -
(*) Este texto de antologia é o capítulo 37 (pgs. 229-240) do livro de Deepak Chopra, «Criando Saúde», editado pela Dinalivro, Lisboa, 1990 e traduzido por Jorge Angelino, praticante da Meditação Transcendental e elemento activo da Associação Portuguesa para o Avanço da Ciência da Inteligência Criativa, com sede em Lisboa.

1-4 - antologia ac - roteiro de estudo, leitura e pesquisa na internet - tese ac - noologia ortomolecular

A INTELIGÊNCIA DA VIDA EM DEEPAK CHOPRA

«Cheguei a 3 conclusões: a primeira é que a inteligência está presente em todos os pontos do nosso organismo; a segunda é que a nossa inteligência interior é muito superior a qualquer uma com que se procure substituí-la a partir do exterior; e a terceira é que essa inteligência é mais importante do que a própria matéria do corpo, visto que, sem ela, essa matéria ficaria desorientada, amorfa e caótica.
A inteligência estabelece a diferença entre uma casa desenhada por um arquitecto e um amontoado de tijolos.»
Deepak Chopra, in «Cura Quântica» - Ed. Difusão Cultural - Lisboa - 1991

PALAVRAS-CHAVE PARA A NET

Actividade eléctrica da célula
Associação Americana de Medicina Védica
Autoregulação
Biocosmologia
Biocosmologia yin-yang
Cibernética
Ciências do sagrado
Ciências do maravilhoso
Convergência holística
Cosmobiologia
Cronobiologia
Cura Quântica
Ecossistema
Endocrinologia
Hermes Trismegisto
Holística
Homeostase
Homologia macro/microcosmos
Imunologia
Informação do ADN
Macrocosmos
Maharishi Ayurveda Health Center (Lancaster, Massachussetts)
Mecanismo vibratório do cancro
Medicina ayurvédica
Medicinas energéticas
Microcosmos
Modelo macroscópico (Joel de Rosnay)
Modelo microscópico
Psicosomática
Sincronicidade
Sistema endócrino
Sistema nervoso
Sistemas
Virchow

BASE DA PIRÂMIDE HIERÁRQUICA
18/12/1998 - Aquilo a que poderíamos chamar, com alguma propriedade, a «inteligência da célula viva» é um postulado indispensável para compreender os mecanismos da vida e condição sine qua non para estabelecer um quadro de prioridades nas terapias que podem ou não podem servir a vida e a saúde.
Aceite este postulado -a célula tem uma inteligência intrínseca que a aproxima inevitavelmente de uma estrutura «cibernética» - podemos perguntar onde é que reside essa inteligência.
Várias hipóteses plausíveis se colocam: a mais plausível é a «actividade eléctrica da célula».
Mas, quanto a sistemas orgânicos dos mamíferos superiores, dois desses sistemas são particularmente «suspeitos» de estarem envolvidos e de presidirem mesmo a toda a intercomunicação celular :
a) o sistema nervoso
b) o sistema endócrino
Qual dos sistemas comanda o outro sistema continuará, por muito tempo, a ser um enigma.
Nesta malha de inter-relações recíprocas, a dificuldade é exactamente a de isolar :
a) Sistemas
b) Órgãos
c) Tecidos
d) Célula
e) ADN
porque todos participam e todos são responsáveis por todo o funcionamento celular.
Tudo indica, no entanto, que o ADN terá um papel informacional (transmissão de informação) a desempenhar: quem sabe mesmo se não é o ADN a «inteligência da vida»?

Analisar esta intrincada rede de relações recíprocas é que se torna humanamente impossível.
A análise científica refugia-se, obviamente, no estudo da parte ínfima para escapar à dificuldade de compreender o Todo.
Usando o truque habitual de chamar «metafísico» às questões importantes que não atinge, usa e abusa da habilidade analítica e microscópica.
Na prática, essa habilidade analítica deu a medicina alopática que temos, a qual não se poderá considerar propriamente modelar.
Essa habilidade analítica, porém. não pode continuar a ser usada e abusada numa ciência - a Naturologia - que é holística por natureza. E que surge, exactamente, como reacção epistemológica aos tais usos e abusos da análise - aquilo a que poderemos chamar o «modelo microscópico» da ciência, a que Joel de Rosnay contrapôs o modelo macroscópico.

No entanto, ver e ouvir o que a Biologia Celular tem até agora - dia 17 de Dezembro de 1988 - descoberto e inventariado no microcosmos da célula, se é uma tortura para alunos e professores da especialidade, e se nunca levará à compreensão da vida e do mistério da vida, é um espectáculo fascinante para quem está de fora a assistir à cena, como é o meu caso.
Se a estrutura da célula é esse mundo dentro de outros mundos que o microscópio electrónico tem desvendado, a pergunta a fazer é urgente e pertinente:
a) Se não existe uma inteligência própria da célula, como é possível que todos estes mecanismos, escaninhos, partes e subpartes se interliguem e funcionem?
b) Se a «complicação» dentro da célula é a que o microscópio electrónico mostra, é evidente que toda a intervenção externa terá reflexos tremendos nessa inteligência.
Se a intervenção médico-química nessa inteligência é uma autêntica bomba atómica, a intervenção, embora mais suave, das terapias ditas naturais, não deixa de ser igualmente agressiva e altamente problemática.
À luz da inteligência celular - ou o que se lhe queira chamar - não é só a medicina química ordinária que deverá ser posta em causa.
Também terão de ser revistas - e submetidas ao microscópio crítico - todas as terapias ditas «suaves», para eleger , entre todas, as que se destinam a reorientar o sentido de orientação da célula – a sua inteligência - sem intervenções mais ou menos drásticas que afectam esse sentido de orientação.

IMUNOLOGIA

O tema da inteligência celular liga-se, obviamente, ao da imunologia que é, por sua vez, a ciência-pivot de toda a Naturologia.
Se há cadeiras que deveriam ser autonomizadas num curso de Naturologia, a Imunologia, na perspectiva naturológica, é com certeza a principal delas.

Outro interface ocorrente em imunologia é o do binómio psíquico/somático, binómio que, como é óbvio, se encontra ausente de todas as especialidades.

Outro interface ligado com a inteligência celular , é aquilo que a ciência vulgar já vem estudando nos capítulos da homeostase e da autoregulação celular, em relação à qual toda a atenção que se der é sempre pouca.

HIERARQUIA DA VIDA

O CONTRIBUTO DE ETIENNE GUILLÉ

A noção de hierarquia, que implica a de conjunto e a de sistema /ou ecossistema, é outra noção-chave neste interface de interfaces que a hipótese da «inteligência da vida» suscita.
Um interface e alargamento definitivo disto a que temos chamado «inteligência da vida» é, com certeza, o mecanismo vibratório do Cancro explicado na obra do biólogo e filósofo francês Etienne Guillé.
Com interfaces em outros tantos temas de fronteira:
a)Sincronidade segundo Carl Gustav Jung
b)Homologia Macro/Microcosmos segundo Hermes Trismegisto
c) Biocosmologias tradicionais, das quais a biocosmologia yin-yang ou biocosmologia taoísta é a mais perfeita e se nos tornou acessível através de Oshawa, Michio Kushi e outros geniais pioneiros
d) A Biocosmologia moderna, a criar e para a qual um curso de Naturologia deveria contribuir na área (quase) virgem da investigação naturológica.
Na certeza de que sem nova investigação , à luz do novo paradigma biocósmico, não haverá naturologia que valha a pena.
A Naturologia necessita de bons terapeutas. Mas precisa também de (novos) investigadores que façam avançar, macroscopicamente, no sentido correcto, o conhecimento das novas tendências.
À luz do novo paradigma cósmico, as ciências da vida são e serão as ciências do maravilhoso e do sagrado. E ponto final, parágrafo.

O CONTRIBUTO DE DEEPAK CHOPRA

A expressão «inteligência da célula» vem de Rudolf Virchow (1821-1902) mas, modernamente, foi retomada por Deepak Chopra, especialista em endocrinologia, formado em medicina pela universidade de Nova Deli.
Nasceu em 1947, exercendo a profissão de endocrinologista nos EUA, desde 1971, tendo chefiado a equipa do New England Memorial Hospital.
Próximo da medicina tradicional hindu - ayurveda - Deepak Chopra fundou, em 1985, a Associação Americana de Medicina Védica, foi director do Maharishi Ayureda Health Center em Lancaster (Massachussetts) e professor assistente na Escola de Medicina da Universidade de Boston.
Existem livros seus publicados em português, sendo o livro «Cura Quântica» aquele em que desenvolve a sua tese sobre a «inteligência do corpo» , a que por vezes chama a «mente do corpo».
É um meritório esforço de convergência holística o trabalho de Deepak Chopra que abre, inclusive, uma porta para o diálogo com o movimento chamado de Meditação Transcendental, um dos muitos que hoje proliferam à conta da New Age mas que Chopra ajuda a distinguir no meio da confusão que reina actualmente em matéria de escolas, gurus e correntes que se reclamam da terapia energética.
Dando uma certa credibilidade «científica» à medicina védica, Chopra ajuda à conciliação e síntese dos contrários. Por muito que alguns pensem que a medicina ayurvédica não é propriamente , e por razões filosóficas e técnicas, a vanguarda das medicinas energéticas modernas.
Ou seja, as medicinas que procuram não interferir na «inteligência da célula» mas apenas desimpedir de obstáculos e obstruções e bloqueios o caminho por onde transita a informação intercelular.


PISTA BIBLIOGRÁFICA DE GUIA NA INTERNET

TÍTULOS EXISTENTES NO CENTRO DE PESQUISA ORTOMOLECULAR :

Deepak Chopra - Criando Saúde - Dinalivro - 1987
Deepak Chopra - Cura Quântica - Ed. Difusão Cultural - Lisboa - 1991
Harold Bloomfield - A Descoberta da Energia Interior e o Domínio da Tensão - Dinalivro - Lisboa - 1976
Peter Russel - A Técnica de MT - Um Guia para Cépticos - Ed. Dinalivro - Lisboa - 1979




D.J.CONWAY: A MAGIA CELTA


4888 caracteres - 3 PÁGINAS - celtas-1>

OS DEUSES SEGUNDO A NOMENCLATURA CÉLTICA

D.J. Conway, in «A Magia Celta», Ed. Estampa, Lisboa, 1994, escreve:

«Os antigos nomes latinos para os 4 poderes do Magus eram: noscere, audere, velle e tacere. (...) Há também uma correspondência entre os 4 poderes e os 4 elementos. Noscere (saber) - Ar; Audere (ousar) - Água; Velle (querer) - Fogo; e Tacere (Calar) - Terra.»
pg.26

«Para um mago, a magia baseia-se em 4 elementos: Ar, Fogo, Água e Terra. Os druidas afirmavam que toda a vida é constituída por estes 4 elementos e que, sem eles, a vida não poderia existir.
Tan ou Teine (Fogo na antiga língua celta) era considerado o mais sagrado, visto ser o que mais perto está da energia pura.»
pg.31

«O termo, em gaélico antigo, para os quatro pontos do espaço, era os 4 Airts ou Ares. A definição destes elementos baseou-se originalmente nos ventos dominantes na Grã Bretanha. Na Escócia, as palavras gaélicas para os pontos cardiais eram :
Aiet, Leste;
Deas, Sul;
Iar, Oeste
Tuath, Norte.»
pg. 31

«Reuniões wicca são mensalmente realizadas no dia, ou próximo da Lua Cheia. A Lua Cheia é o ponto mais alto do poder psíquico. Há 8 festivais chamados Sabbats ao longo do ano. Os 4 grandes Sabbatas são:
Imbolc
Beltane
Lunasa
Samhain
Os 4 pequenos Sabbats são os equinócios e os solstícios »
pg. 54

«As religiões celta e wicca ensinam que, entre as reencarnações, a alma repousa na terra de Faery, um paraíso pagão, chamado pelos Celtas Tir-Nan-Og ou Terra dos Jovens. »
pg.55

«O ano pagão celta baseava-se em 13 meses lunares, designados com nomes de árvores e plantas. De acordo com a lei do Brehon irlandesa, estas árvores correspondem ao alfabeto ogham e têm 3 categorias: comandantes, camponeses e arbustos. As hierarquias baseavam-se na importância simbólica de cada um deles para os druidas. (...)
O novo ano celta começava a 1 de Novembro, depois do Samhain.
Este mês chamava-se Beith ou Vidoeiro.
Seguiam-se: Luis ou Serveira para Dezembro;
Fearn ou Amieiro para Janeiro;
Sille ou Salgueiro para Fevereiro;
Nuin ou Freixo para Março;
Huathe ou Espinheiro para Abril;
Duir ou Carvalho para Maio;
Tinne ou Azevinho para Junho;
Coll ou Aveleira para Julho;
Muin ou Vinha para Agosto;
Gort ou Hera para Setembro;
e Ngetal ou Junco para Outubro.
O décimo mês era Ruis, ou mais velho, e constituía um período muito pequeno para completar o ano. » (Ver lista de árvores em anexo e respectivas correspondências vibratórias)
pg56/57

«Desde ceerca de 600 a.C que os povos celtas possuíam um alfabeto, chamado o ogham (pronuncia-se ouam). O alfabeto ogham era sagrado e apenas usado para registos especiais. Os druidas conheciam e usavam o alfabeto grego para as mensagens vulgares, enquanto os antigos bardos de Gales usavam o ogham para escrever o que recordavam da tradição druídica. Com o tempo, a igreja cristã acabou por substituir, à força, o alfabeto ogham pelo latino. »
pg.80

«O alfabeto ogham dos Celtas, em uso até cerca de 700 d.C., constituía em primeiro lugar um ensino religioso. Cada letra representava uma quantidade de ideias e pensamentos. Os iniciados druídicos podiam também usá-lo como linguagem de sinais secretos, tocando o nariz, as pernas ou qualquer objecto. Por este meio podia transmitir-se uma mensagem silenciosa a outro iniciado, enquanto se falava com um terceiro de qualquer assunto vulgar e inocente. »
pg.82

« Na crença celta, as áreas do ser ou da existência eram representadas por 3 círculos concêntricos. Abred, o interno, é onde a vida brota de Annwan; é a arena onde a alma humana se deve aperfeiçoar. O círculo seguinte é Gwynedd (pureza), onde a faísca da vida finalmente triunfa sobre o mal e pode para sempre descansar da reencarnação. O exterior chama-se Ceugant (infinitude); e o local onde reside o poder último da criação. Esta ideia de um universo dividido em 3 é representada pelo nó de 3 pontas da arte celta. »
pg

«Avalon é muitas vezes identificado com a presente Glastonbury. O nome Avalon significa «Local das Maçãs». As maçãs criavam-se na Grã Bretanha desde há muito tempo e a própria árvore era sagrada para os celtas devido ao seu fruto. Quando se corta uma maçã transversalmente,vê-se um pentagrama ou uma estrela de 5 pontas. O pentagrama era o símbolo da deusa galesa das sementeiras Cerridwen ou Morrigu, deusa da morte e do mundo subterrâneo. A estrela lembrava que todos viajavam para a terra da morte. »
pg.86

«O Carvalho e o Visco eram duas das plantas sagradas. Os ritos sexuais pertenciam às antigas cerimónias dos deuses daquelas duas plantas. (...) O Azevinho era sagrado para a Morrigu. As bagas vermelhas eram símbolo do sangue menstrual, ao passo que as bagas brancas do visco significavam o sémen. »
pg.87
+
2362 CARACTERES - 3 PÁGINAS - celtas-2>

Os nomes gaélicos de divindades entre os druídas constituem um valioso legado vibratório e deverão usar-se sistematicamente como matéria de teste por quem queira progredir no seu nível vibratório de consciência.
Por isso deixamos aqui uma listagem recolhida do livro de D. J.Conway, «A Magia Celta», Ed. Estampa, Lisboa, 1994:

AER - DEUSA DA GUERRA
AINE-DEUSA LUNAR
AIRMID - FILHA DE DIANCECHT
AMAETHON - DEUS DA AGRICULTURA
ANDRASTE - DEUSA DA GUERRA
AOIFE - FADA RAINHA
ARTHUR - CHEFE DOS CAVALEIROS DA TÁVOLA REDONDA
AVALON - ILHA DA MAÇÃS
BLATHNAT - FILHA DE MIDIR
BODB - FILHO DO DAGDA
BRAN - CÃO
BRIGANTIA - SUPREMA
CAIRPRE - FILHO DE OGMA
CAILLECH - GRANDE DEUSA
CAMULOS - CÉU
COCIDIUS - DEUS DA GUERRA
COVENTINA - DEUSA DAS FONTES
CYHIRAETH - DEUSA DOS RIBEIROS
EMANIA - TERRA DA LUA
FOMORS - RAÇA DO FUNDO DO MAR
KAI - DEUS DO FOGO
LUCHTAINE - DEUS CARPINTEIRO
MIDIR - DEUS DO SUBMUNDO
MORGANA - DEUSA GALESA DA MORTE
NANTOSUELTA - DEUSA DO RIO
NICNEVEN - BRILHANTE
NIMUE - DEUSA DA LUA
SUCELLUS - DEUS PAI
TARANIS - REI DOS TROVÕES
TOUTATIS - CHEFE DO POVO
+


ANGUS MAC OG - JOVEM FILHO

ANU - TERRA MÃE

ARAWN - REI DO INFERNO

ARIANRHOD - RODA DE PRATA

BADB - CALDEIRÃO

BANBA - DEUSA

BEL - DEUS DO SOL E DO FOGO

BLODEUWEDD - FLOR BRANCA

BOANN - IRLANDA

BRAN - GIGANTE

BRANWEN - VENUS DOS MARES DO NORTE

BRIGIT - PODER

CERNUNOS - DEUS CORNUDO

CERRIDWEN - DEUSA DA LUA

CREIDDYLAD - FILHA DO DEUS DO MAR

O DAGDA - O BOM DEUS

DANU - DEUSA MÃE

DIANCECHT - MAGO MÉDICO DOS TUATHA

DON - MAR PROFUNDO

DRUANTIA - RAINHA DOS DRUIDAS

DYLAN - FILHA DA ONDA

ELAINE - VIRGEM DEUSA

EPONA - CAVALO DIVINO

ERIU - UMA DAS 3 RAINHAS

FLIDAIS - DEUSA DAS FLORESTAS

GOIBNIU - GRANDE FERREIRO

GWYDION - FILHO DE DON

GWYNN AP NUDD - REI DAS FADAS

GWYTHYR - REI DO MUNDO SUPERIOR

LLYR - DEUS DO MAR E DA ÁGUA

LUGH - DEUS DO SOL

MACHA - CORVO

MANANNAN MAC LIR - FILHO DO DEUS DO MAR LIR

MARGAWSE - DEUSA MÃE

MATH MATHONY - DEUS DA MAGIA

MERLIN - MAGO

A MORRIGU - GRANDE RAINHA

NIAMH - BRILHO

NUADA - MÃO DE PRATA

OGMA - CARA DE SOL

PWYLL - GOVERNANTE DO SUBMUNDO

RHIANNON - GRANDE RAINHA

SCATHACH - SOMBRA

TALIESIN - PRINCIPE DAS CANÇÕES

TEPHI - DEUS DE TARA

+

2090 CARACTERES - 2 PÁGINAS - CELTAS-3>

Pela importância que assumiram entre os celtas, as plantas por eles eleitas são matéria vibratória de qualidade indiscutível. Aqui deixamos uma primeira listagem, que poderá posteriormente ser enriquecida.

ABSÍNTIO - ARTEMÍSIA ABSINTHIUM
ABETO PRATEADO - ABIES ALBA
AMIEIRO - ALNUS GLUTINOSA
ARRUDA - RUTA GRAVEOLENS
ARTEMÍSIA - ARTEMÍSIA VULGARIS
ASPÉRULA - ASPERULA ODORATA
AVELEIRA - CORYLUS
AZEVINHO - ILEX AQUIFOLIUM
BARDANA - ARCTIUM LAPPA
BETÓNICA - STACHYS OFFICINALIS
BISTORTA - POLYGONUM BISTORTA
BRIÓNIA-BRANCA - BRYONIA ALBA
CALÊNDULA - CALENDULA OFFICINALIS
CAMOMILA - ANTHEMIS NOBILIS
CARDO-SANTO - CNICUS BENEDICTUS
CARVALHO - QUERCUS ROBUR
CEDRO - CEDRUS LIBANI
CELIDÓNIA - CHELIDONUM MAJUS
CEREJEIRA BRAVA - PRUMUS SEROTINA
CONSOLDA - SYMPHYTUM OFFICINALE
CRISÂNTEMO-VIRGEM - CHRYSANTHEMUM PARTHENIUM
DEDALEIRA - DIGITALIS PURPUREA
ESPINHEIRO-ALVAR - CRATAEGUS OXYACANTHA
ESPINHEIRO-NEGRO - PRUNUS SPINOSA
EUFRÁSIA - EUPHRASIA OFFICINALIS
FETOS - DRYOPTERIS FILIXMAS
FREIXO - FRAXIOUS EXCELSIOR
GATÁRIA - NEPETA CATARIA
GIESTA - CYTISUS SCOPARIUS
HERA-INGLESA - HEDERA HELIX
HIPERICÃO - HYPERICUM PERFORATUM
HORTELÃ-BRAVA - MENTHA PIPERITA
LÍRIO DO VALE - CONVALLARIA MAJALIS
LISIMÁQUIA PURPURA - LYTHRUM SALICARIA
LOURO - LAURUS NOBILIS
LUNÁRIA - BOTRYCHIUM LUNARIA
LÚPULO - HUMULUS LUPULUS
MACIEIRA -
MANGERICÃO - OCIMUM BASILICUM
MANJERONA - ORIGANUM MAJORANA
MIL-FOLHAS - ACHILLEA MILLEFOLIUM
MUSGO-TERRESTRE - LYCOPODIUM CLAVATUM
MUSGO-IRLANDÊS - CHONDRUS CRISPUS
PINHEIRO - PINUS
POLÍGONO - POLYGONO MULTIFLORUM
ROSEIRA-BRAVA - ROSA RUBIGINOSA
SABUGUEIRO - SAMBUCUS NIGRA
SALGUEIRO - SALIX ALBA
SORVEIRA - SORBUS AUCUPARIA
TEIXO - TAXUS BACCATA
TOJO - ULEX EUROPAEUS
TOMILHO - THYMUS VULGARIS
TREVO - TRIFOLIUM
ULMÁRIA - FILIPENDULA ULMARIA
URZE - CALUNA VULGARIS
VALERIANA - VALERIANA OFFICINALIS
VERBENA - VERBENA OFFICINALIS
VERBASCO - VERBASCUM THAPSUS
VIDOEIRO - BETULA ALBA
VISCO - VISCUM ALBUM
ZIMBRO - JUNIPERUS COMMUNIS