segunda-feira, 4 de outubro de 2010

VIEMOS DAS ESTRELAS


1-1-gradiva4>
25-10-1996

 DOMINIQUE SIMONNET
 A MAIS BELA HISTÓRIA DO MUNDO
 ED. GRADIVA, 1996 (Novembro)

Habituado como jornalista a descodificar o discurso dos especialistas em diversas matérias científicas, Dominique Simonnet - chefe de redação da revista «L'Express» - «obriga» os seus três entrevistados a fazer-se entender por toda a gente.
Resultado: uma abordagem globalizante mas de contornos muito precisos sobre três fases fundamentais da génese cósmica: universo, vida, ser humano.
Este é o quadro de fundo em que os dados particulares da análise científica ganham sentido e significado. Livro acessível a todas as idades e diversas formações académicas, serve sempre como introdução filosófica às escolas e disciplinas que se ocupam da «história mais maravilhosa»: de onde viemos? Quem somos? Porque estamos aqui? Em aberto fica apenas o «para onde vamos», o que é já outra história.
A ciência, desta forma, ocupa-se dos temas eternos que só a metafísica ou a religião tinham abordado. Com um inesperado poder de síntese, os três homens da análise científica ocupam-se do que nos preocupa no dia a dia, falando embora em termos de anos-luz de distância ou de milhões de anos de vida cósmica. Com a ajuda de Hubert Reeves, Joel de Rosnay e Yves Coppens, o macrocosmos aproxima-se vertiginosamente (ou perigosamente, conforme a perspectiva) do microcosmos.

Hubert Reeves, astrofísico, ensina cosmologia em Montréal e Paris. Obras suas editadas pela Gradiva: « Um Pouco Mais de Azul», «A Hora do Deslumbramento» , «Últimas Notícias do Cosmos»
Joel de Rosnay, antigo director do Instituto Pasteur, director na Cidade das ciências, é autor de «A Aventura do Vivente». Seu título publicado em português: «O Macroscópio».
Yves Coppens , professor no Colégio de França, co-descobridor de Lucy, é o autor de «O Macaco, a África e o Homem».
Dominiqe Simonnet, chefe de redacção-adjunto do semanário «L'Express», autor de «Vivam os Bébés» e das séries televisivas «Drôle de Planète».

rosnay-1>

SUBLINHADOS DO LIVRO «A HISTÓRIA MAIS MARAVILHOSA DO MUNDO»

Todos os organismos são feitos de carbono, hidrogénio, oxigénio e nitrogénio e a sua fonte de energia, o sol.
Joel de Rosnay

O carbono (...) pode conduzir os electrões de ponta a ponta das suas cadeias, o que de certa maneira prefigura as redes nervosas e as redes de comunicação electrónicas.
Joel de Rosnay

Outrora não se sabia que as moléculas eram feitas de átomos nem que as células eram feitas de moléculas.

Um organismo composto de células especializadas resiste melhor do que um conjunto de células idênticas, porque pode responder de diferentes maneiras às agressões do ambiente, o que lhe dá mais hipótese de sobrevivência.
Joel de Rosnay

Os sistemas monolíticos acabam sempre por desaparecer.
Joel de Rosnay

Um cristal não vive, reproduz-se mas não fabrica energia.
Joel de Rosnay

Um organismo vivo é um sistema capaz de assegurar a sua própria conservação, de se gerir a si próprio e de se reproduzir.
Joel de Rosnay

Somos verdadeiramente feito de poeira das estrelas.
Hubert Reeves

A centena de elementos atómicos que conhecemos na natureza, foram produzidos nas estrelas.
Hubert Reeves