quinta-feira, 5 de agosto de 2010

MARTHA C. COTRELL FALA DE SIDA




1-2 - cottrell-ls> domingo, 26 de Janeiro de 2003-2419 caracteres grupo-3>snp>

UM LIVRO DE MICHIO KUSHI E MARTHA C. COTRELL:

[Primeira sistematização sobre ecologia humana - grelha aberta para inscrever novos itens sobre o vasto campo da ambientopatologia - Para um Banco de Dados sobre Behavior e agentes ambientais indutores do behavior]

Ecologia Humana, sim, é urgente. Mas, como prova o livro sobre a sida de Michio Kushi e Martha C. Cottrell, a démarche é de tal maneira grandiosa que o assunto nunca fica esgotado.
Eu sonhei escrever um Manual Prático de Ecologia Humana, que não existia. Pedi subsídios, recebi o silêncio. Mas acumulei livros, artigos, recortes, fotocópias, para um dia documentar o livro que devia ser escrito e ainda não estava escrito por ninguém.
De facto e até hoje, não havia um único livro que sistematizasse os temas de Ecologia Humana e por isso a tarefa necessária e útil. Ecologia Humana, no sentido em que a entendo e como a vejo agora entendida por Michio Kushi e Martha C. Cotrell, trata das relações entre os milhares de sintomas a que se chamam doenças e os milhares de factores ou agentes ambientais que causam ou provocam esses sintomas.
Era necessário fazer esta relação, por mais incómoda que fosse para a sociedade industrial e com o risco de criar um neologismo, de inventar um palavrão pomposo e aberrante: Ambientopatologia.
Ou seja, as doenças provocadas pelo Ambiente, cabendo na noção de Ambiente não só o ambiente alimentar, mas tudo o que se chama «estilo de vida» e os outros ambientes menos relacionados com a saúde pública: ar, água, local de trabalho, ruído, ritmos aberrantes, etc.
Agora que foi escrito, por Michio Kushi e Martha C. Cotrell, esse livro que faltava, é natural que eu fique particularmente entusiasmado. Afinal, era o livro para o qual eu triava documentação há uns bons 25 anos, desde, pelo menos, que se me tornaram suspeitas as ligações entre rebentamentos subterrâneos de bombas termonucleares e os sismos catastróficos. Neste caso, era o Planeta Terra o primeiro a ser atingido, sendo as pessoas atingidas por indução.
Mas embora completíssimo e o único que até agora se publicou de Ecologia Humana, o livro de Michio Kushi e Martha C. Cottrell não cita temas e problemas. É uma tarefa interessante, juntar-lhe uma listagem do que lhe falta. Na grelha por ele aberta, é agora possível inscrever mais itens de uma lista-inventário com muito de infernal.
Dou, para já, exemplos de alguns itens com documentação escolhida na «Biblioteca Frente Ecológica»:
- O teor de Flúor na Água de beber
- O teor de Cloro na Água de beber
- Poluição Luminosa no Comportamento Humano
- Doenças induzidas por Vibrações Mecânicas
- Diabetes tóxica induzida por Pesticidas

Servirá também este ateliê ou oficina de ideias para transmitir aos participantes umas dicas sobre aquilo que não tem discussão e em que há que ser enérgico, sem sectarismos vegetarianos ou outros. Comer carne ou não comer carne é uma opção pessoal de cada um e não se discute. Mas o que não se discute também porque a experiência mais do que comprovou, são alguns dados irreversíveis, como por exemplo:
- Grelhados são altamente cancerígenos
- Bagaço de soja devia ser proibido: é uma treta desalimentar, ainda por cima estupidamente yang para o intestino e a vesícula
- O sal é apenas um de cinco sabores, todos com igual direito à vida: porque se há-de cultuar o sal em detrimento dos outros sabores? E o doce?
- Açúcar industrial é Inimigo Público Número 1
- Espiritismo e magia negra são atrasos de vida e ninguém nada ganha nada com eles
- Odores e Cores: duas terapêuticas vibratórias ainda mal conhecidas mas que devem ter prioridade neste grupo de trabalho
- I Ching: técnica divinatória correspondente ao Pêndulo: estudos de aproximação
- A lei taoísta dos 5 elementos e a sua aplicação alimentar com os correspondentes 5 sabores
- Diagnóstico ecológico: urgente lançar em banco de dados as relações já constatadas entre determinados sintomas e causas ambientais (tóxicas, radioactivas, etc) que os provocam
- Importância iniciática dos metais na Alquimia da Vida
- As datas que abriram a ponte para o Aquário
- O livro de Michio sobre a sida faz o ponto da situação da Ecologia Humana, na linha da qual reuni documentação ao longo de 30 anos; sinto-me compensado...
- O livro de Etienne Guillé veio confirmar-me de que a documentação sobre Holística estava certa
- Das artes de curar à Holística: a ideia central ou pedra angular da construção da ponte entre Kali Yuga e Aquário
- O símbolo da ponte ganha relevo.

Nenhum comentário: