domingo, 17 de fevereiro de 2008

LEITURAS AC 1990

1-1 - 90-12-17-ls> leituras do afonso - quinta-feira, 27 de Março de 2003-novo word - regis> 17-12-1990

EDWARD REGIS JR
EXTRATERRESTRES
PUBLICAÇÕES EUROPA AMÉRICA

Apesar da extensa bibliografia publicada sobre entidades supostamente extraterrestres, o assunto parece estar longe de ficar esgotado e alguns autores voltam a examiná-lo, com o objectivo de revelar novidades ou, em último caso, repetir coisas já sabidas. Edward Regis Jr, neste seu contributo, limita-se a coordenar o trabalho de vários autores, quase todos, ao que nos informa o editor, «prestigiados professores de universidades norte-americanas», provenientes de áreas que vão desde a filosofia à inteligência artificial, passando pela zoologia e pelos departamentos espaciais da NASA.
Uma nova sigla - IE - que significa, obviamente, «inteligência extraterrestre», entra assim nos hábitos dos novos cientistas que se ocupam dos mundos alienígenas e que se ocupam de questões como estas: «São os extraterrestres criaturas imaginárias, o equivalente de outro mundo de fantasmas,(...) ou encontram-se realmente aqui, como qualquer de nós?». «Se efectivamente existem, quais as expectativas de os poder contactar ou de que nos contactem? Como poderiam ser inteligíveis para nós as mensagens de verdadeiros seres alienígenas, dado que não é certo falarem o inglês do Colorado?»
«Se um dia descobrirmos que existe inteligência alienígena, alterará isso a visão que temos de nós próprios, meros seres terráqueos?» Mundo infinito de hipóteses e especulações é este que desafia não só os leitores leigos e a livre imaginação, como os cientistas que têm obrigação de especular com algum fundamento. Um livro desafiante, em qualquer caso, e que não pode deixar-nos indiferentes.♦